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Reprodução Assexuada

OLÁ, bem-vindo ao meu blog!!!

Aqui vais aprender um pouco mais sobre o processo de reprodução assexuada, por fragmentação das planárias, através de uma atividade laboratorial realizada, pelo 11º ct2, da Escola Secundária do Fundão.

Antes de irmos ver todo o procedimento da atividade experimental, vamos conhecer melhor as nossas amigas planárias, afinal o que será uma planária, já ouviste falar??

O que é uma planária?

É um animal invertebrado, que apresenta um corpo alongado e achatado, o seu tamanho, pode variar de milímetros para centímetros. A planária gosta de viver, sobretudo, em lugares húmidos, como os lagos. Este animal é conhecido por ter “hábitos noturnos”, esconde-se durante o dia para evitar a dissecação e “sai à noite” para se alimentar. Já existe no planeta Terra há cerca de 600 milhões de anos. 


Introdução 

A evolução dos seres vivos e a continuidade da vida na Terra é sustentada por um processo, a reprodução, através do qual um ser vivo origina um ou mais seres semelhantes entre si, ou seja, gera descendência. Existem dois tipos de reprodução: Sexuada e Assexuada.

Na reprodução assexuada é necessária a intervenção de um só indivíduo, sem ocorrer a fecundação dos gâmetas. Os seres vivos com origem neste tipo de reprodução, são geneticamente idênticos ao progenitor e denominam-se clones. Por este motivo, a reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética dos seres vivos, porém assegura um rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis.

As planárias podem realizar tanto a reprodução sexuada (quando as condições são desfavoráveis), como a reprodução assexuada (quando as condições são favoráveis).

Nas planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, ou seja, o organismo fragmenta-se espontaneamente ou acidentalmente, e cada fragmento desenvolve-se, originando novos seres vivos.

A planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. Se fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um destes é capaz de regenerar o animal inteiro. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, podem resultar três planárias e assim sucessivamente.

Chegou a hora de começarmos a nossa experiência! 


Material a ser utilizado:

Planárias (que devem estar num recipiente, com água de um lago/rio, com algumas pedras)

Lupa binocular

Placa de Petri com tampa

Bisturi

Lupa

Pincéis

Pipeta volumétrica

Caneta permanente 

 


Procedimento 

1.    Desinfetar todo o material que vai ser utilizado pelos alunos;

2.    Observar com a lupa de mão, as planárias contidas no recipiente;

3.    Escrever em cada placa de Petri o nome do aluno e a data;

4.    Preencher, não na totalidade, a placa de Petri, com a água do recipiente, onde se encontram as planárias, com a ajuda da pipeta volumétrica;

5.    Com o pincel, retirar cuidadosamente, uma planária do recipiente. Colocá-la na placa de Petri;

6.    Observar a planária, com a lupa binocular;

7.    Com a ajuda do bisturi, executar alguns cortes transversais, no corpo das planárias;

8.    Observar, os fragmentos do corpo da planária, com a lupa binocular;

9.    Colocar as placas de Petri num local fresco, sossegado, e pouco luminoso, para garantir que as planárias não contactam diretamente com a luz;

10.  Ir observando, à vista desarmada, ou com uma lupa, a regeneração destes seres vivos.  

  



             
                                                                           (Visualizar o vídeo para entender melhor o procedimento)
Conclusão

Graças a esta atividade laboratorial, apercebemo-nos das vantagens deste tipo de reprodução e tivemos oportunidade de observar durante semanas a incrível capacidade de regeneração de um organismo, através de fragmentos.

O mecanismo celular que permite a ocorrência da reprodução assexuada e consiste na multiplicação de uma célula em duas células-filhas, geneticamente igual á célula-mãe, é a mitose. Este processo desempenha, um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento dos seres vivos pluricelulares, bem como na regeneração e renovação dos tecidos.

Obrigada pela vossa atenção!


Biografia

Manual de 11º ano de biologia

Fotos: tiradas com o meu telemóvel, durante a realização da atividade

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LwBc5bK4BUQ

Carolina Cerdeira