OLÁ, bem-vindo ao meu blog!!!
Aqui vais aprender um pouco mais sobre o processo de reprodução assexuada, por fragmentação das planárias, através de uma atividade laboratorial realizada, pelo 11º ct2, da Escola Secundária do Fundão.
Antes
de irmos ver todo o procedimento da atividade experimental, vamos conhecer melhor
as nossas amigas planárias, afinal o que será uma planária, já ouviste falar??
O que é uma planária?
É um animal invertebrado, que apresenta um corpo alongado e achatado, o seu tamanho, pode variar de milímetros para centímetros. A planária gosta de viver, sobretudo, em lugares húmidos, como os lagos. Este animal é conhecido por ter “hábitos noturnos”, esconde-se durante o dia para evitar a dissecação e “sai à noite” para se alimentar. Já existe no planeta Terra há cerca de 600 milhões de anos.
Introdução
A
evolução dos seres vivos e a continuidade da vida na Terra é sustentada por um
processo, a reprodução, através do qual um ser vivo origina um ou
mais seres semelhantes entre si, ou seja, gera descendência. Existem dois tipos
de reprodução: Sexuada e Assexuada.
Na
reprodução assexuada é necessária a intervenção de um só indivíduo, sem ocorrer
a fecundação dos gâmetas. Os seres vivos com origem neste tipo de reprodução,
são geneticamente idênticos ao progenitor e denominam-se clones. Por este
motivo, a reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética dos
seres vivos, porém assegura um rápido crescimento e a colonização de ambientes
favoráveis.
As planárias podem realizar tanto a reprodução
sexuada (quando as condições são desfavoráveis), como a reprodução assexuada
(quando as condições são favoráveis).
Nas
planárias a reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, ou seja, o
organismo fragmenta-se espontaneamente ou acidentalmente, e cada fragmento
desenvolve-se, originando novos seres vivos.
A
planária é um ser com elevada capacidade de regeneração. Se fragmentarmos uma
planária em vários bocados, cada um destes é capaz de regenerar o animal
inteiro. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja
dividido em três, podem resultar três planárias e assim sucessivamente.
Chegou
a hora de começarmos a nossa experiência!
Material a ser utilizado:
Planárias
(que devem estar num recipiente, com água de um lago/rio, com algumas pedras)
Lupa
binocular
Placa
de Petri com tampa
Bisturi
Lupa
Pincéis
Pipeta
volumétrica
Caneta permanente
1.
Desinfetar todo o material que vai ser utilizado
pelos alunos;
2.
Observar com a lupa de mão, as planárias contidas
no recipiente;
3.
Escrever em cada placa de Petri o nome do aluno
e a data;
4.
Preencher, não na totalidade, a placa de Petri,
com a água do recipiente, onde se encontram as planárias, com a ajuda da pipeta
volumétrica;
5.
Com o pincel, retirar cuidadosamente, uma planária
do recipiente. Colocá-la na placa de Petri;
6.
Observar a planária, com a lupa binocular;
7.
Com a ajuda do bisturi, executar alguns cortes
transversais, no corpo das planárias;
8.
Observar, os fragmentos do corpo da planária,
com a lupa binocular;
9.
Colocar as placas de Petri num local fresco,
sossegado, e pouco luminoso, para garantir que as planárias não contactam
diretamente com a luz;
10. Ir observando, à vista desarmada, ou com uma lupa, a regeneração destes seres vivos.
Graças a esta atividade laboratorial, apercebemo-nos das vantagens deste tipo de reprodução e tivemos oportunidade de observar durante semanas a incrível capacidade de regeneração de um organismo, através de fragmentos.
O mecanismo celular que permite a ocorrência da reprodução assexuada e consiste na multiplicação de uma célula em duas células-filhas, geneticamente igual á célula-mãe, é a mitose. Este processo desempenha, um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento dos seres vivos pluricelulares, bem como na regeneração e renovação dos tecidos.
Obrigada pela vossa atenção!
Biografia
Manual de 11º ano de biologia
Fotos: tiradas com o meu telemóvel, durante a realização da
atividade
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LwBc5bK4BUQ
Carolina Cerdeira